segunda-feira, 31 de março de 2014
Argentina, tradicional equipe do amador lagartense. Acervo: Neném do CSU

As emoções do Amadorismo em Lagarto não param. Após a finalização do tradicional campeonato que já chegou a sua 25ª edição, com a conquista do Barcelona do Ademar de Carvalho e Cruzeiro da Matinha, segunda e primeira divisão respectivamente. Agora é a vez de um novo certame que toma conta dos gramados lagartenses.

PERNAS DE PAU, assim se define uma competição que oficialmente teve seu início no último dia 23, mas foi nesse final de semana, sábado (29) e domingo (30), que a bola rolou com maior competividade em vários locais do município. Essa é a 5ª edição de um campeonato que vem adquirindo espaço, em especial, pela organização e atenção do seu líder maior para com os dirigentes das agremiações. Nessa temporada, participam da disputa treze equipes: Coritiba, Grêmio, Novo Horizonte, Estação, Juventude da Itperinha, Seoway, Chesia, Confiança, Atletas de Cristo, Atlético do Jardim Campo Novo, Cidade Nova e Unidos do Bairro Ademar de Carvalho.

Juventude da Itaperinha e Cidade Nova. Equipes participantes da competição

A competição é organizada por Ariosvaldo Xisto, ou simplesmente Neném do CSU, um dos maiores amantes do esporte amador em Lagarto. Sua vida esteve sempre voltada a essa área, ficou conhecido por sua dedicação como atleta, defendendo as cores de equipes tradicionais da cidade a exemplo do Internacional, e por comandar grandes e importantes elencos em Lagarto, entre os quais: Argentina, CSU e o Novo Serrano.

Ao recorrer à memória, Neném lembra do tempo áureo do amadorismo lagartense, entre tantas recordações o ano de 1986 marca-o de maneira especial, por ter sido o período da criação da LIGA, entidade responsável pelos campeonatos. Assim, no CSU (Centro Social Urbano) aconteceu a primeira reunião, segundo ele, “parei uma festa na discoteca no CSU (hoje o 7º batalhão da PM) para realização da primeira reunião da Liga do futebol amador”, os anos se passaram e as recordações continuam vivas em sua memória.

Neném do CSU

Hoje sua maior preocupação é manter jovens ocupados no final de semana, para Neném: “o esporte deve ser visto como interação e inclusão social e não como competição”. Assim, ele se expressa ao lembrar de jovens que poderiam deixar a vida das drogas se estivessem inseridos em práticas esportivas.

O campeonato organizado por esse simples e exemplar desportista, busca além de outras alternativas: a valorização da prata da casa, oportunizar espaço para pessoas acima do peso ou aquelas que de alguma forma já estavam afastadas do esporte. O interesse é fazer com que as comunidades possam manter um laço de companheirismo e amizade através desse esporte que rompe gerações.

Neném do CSU
Uma competição simples, porém, com objetivos grandiosos. É com esse pensamento que seu mentor se esforça e divide sua vida. Ainda sem o reconhecimento merecido, seu Neném busca espaço e oportunidades para em breve, possibilitar a sua gente um campeonato com um maior número de participantes.

Sua luta solitária, às vezes encontra barreiras que tentam ofuscar seus sonhos, mas, como um desbravador, rompe todos os obstáculos, apenas pelo sonho de iluminar caminhos para jovens presos na escuridão da exclusão. Seu trabalho merece ser enaltecido, pois sobrevive aos trancos e barrancos, buscando levar jovens das comunidades mais carentes da cidade a vislumbrarem uma luz no fim do túnel.

Vamos acompanhar e valorizar a competição, essas são apenas algumas formas que temos para corrigir um erro que a anos mancha o nosso esporte. Não podemos deixar no vazio e no esquecimento o trabalho realizado por heróis que carregam no peito “a cor e o cheiro de sua terra” aqui simbolizados pela força de vontade, dedicação, superação e conquistas, do entusiasta e desportista Neném do CSU.

Campeonato Pernas de Pau, a bola rolou nesse final de semana

0 comentários: