sábado, 6 de setembro de 2014

Nesta última sexta-feira (05), saíram as notas do IDEB (ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA) do país, dos estados e municípios. Esse indicador é calculado a partir dos dados obtidos no Censo Escolar sobre a aprovação escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb. A cada dois anos, os alunos do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio são avaliados.

E neste cenário, a cidade de Lagarto se destaca com o desempenho da Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade, que por duas avaliações seguidas alcançou os melhores resultados do Estado. Em uma crescente ascensão, a escola galgou com méritos um lugar de destaque no campo educacional, e hoje, pode ser considerada uma das referências no ensino e exemplo a ser seguido pelas demais da rede estadual e municipal.

A Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade ao longo dos anos tem ultrapassado as metas projetadas. Para a alegria de todos que fazem parte da instituição, os alunos do 5º ano da turma de 2013 tiveram um excelente desempenho na avaliação externa. Após serem calculados os resultados da aprovação de todos os alunos da escola e as médias de desempenho dos alunos que foram avaliados, foi alcançado o melhor IDEB do estado de Sergipe dentre as escolas públicas estaduais e municipais.

O avanço de 5,6 (2011) para 6,6 (2013) mostra o resultado de um árduo e contínuo trabalho que a escola realiza com a soma de esforços de gestores e professores que passaram por lá, e tiveram sempre o compromisso de manter a qualidade de ensino, e da equipe atual que está dando continuidade ao que vem sendo construído ao longo da caminhada desta escola tão querida.

Professora Vera Lucia
Segundo a professora Vera Lucia: “a cada ano, o desafio para os profissionais que fazem parte desta escola aumenta, pois com a ascensão das notas é preciso melhorar ainda mais a qualidade da aprendizagem dos alunos do 1º ao   5º ano. Na sua concepção, essa situação, apesar de ser desafiadora, é maravilhosa. Toda escola tem a obrigação de garantir um ensino de qualidade para todos e a Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade está de parabéns por lutar incansavelmente por aqueles que são as verdadeiras estrelas do processo, seus queridos alunos.”

Parabéns aos gestores e professores que deixaram suas marcas contribuindo com os resultados já alcançados e à equipe atual que continua somando esforços para manter a Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade no lugar que ela merece.

Desempenho da Escola ao longo da avaliações:

2005 2007 2009 2011 2013
4,3 5,0 5,2 5,6 6,6

2 comentários:

Ronaldo Araujo Chagas disse...

O compromisso do alunado com o aprendizado não é utópico como muitos afirmam, ou visto apenas em filmes e relatos de países desenvolvidos. Na verdade aqui em Lagarto, vem sendo a realidade mais comum nos alunos do 5º ano da Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade, pois a cada prova do IDEB, os mesmos aumentam a sua média nacional. E esse resultado reflete a meta ideal do ensino, aprendizagem. Fruto de uma professora que encontra no amor pelo magistério, sua principal motivação para exercê-lo, e nos discentes a sábia compreensão de que vale a pena a busca incansável e prazerosa pelo aprendizado, já que esta orientação provém de alguém que os ama e verdadeiramente se importa com eles. Parabéns a professora Vera. Que Deus continue te abençoando, sua família está muito feliz.

Vera Lucia Chagas disse...

Vale ressaltar que só foi possível alcançar este resultado por conta do empenho e dedicação de todas as professoras que atuaram nos anos anteriores. Foi realizado um excelente trabalho do 1º ao 5 º ano. Dessa forma, os alunos chegaram ao 5º ano aptos a desenvolverem as habilidades devidas. O mérito é de todos (alunos primeiramente, professores, pais, equipe diretiva e pessoal de apoio). A Deus, damos toda honra, toda glória e todo louvor, a verdadeira fonte da nossa força, coragem, paciência e sabedoria. Obrigado Senhor!