sexta-feira, 4 de dezembro de 2015


Por: Caroline Menezes*

Há alguns anos nossa sociedade vem perdendo cada vez mais os seus valores, poucos são os que visam à organização e interação social. Antes não existia tanta futilidade, achar que ser correto é vergonhoso, dar real valor a aquilo que agregue algo importante para toda sociedade. Pela moralidade, pelos bons costumes e pelo respeito às diferenças, gostaria que os valores herdados e passados por essa figura regressassem ao nosso dia a dia.

Estou falando de Maria Auxiliadora Carvalho de Menezes, carinhosamente e popularmente conhecida por Dona Solinha. Uma mulher respeitada e admirada por todos que já tiveram a oportunidade de conhecê-la pessoalmente. Mesmo os mais distantes, sabem de sua importância e de sua integridade, pois são poucos os lagartenses que nunca ouviram falar neste nome.


Dona Solinha é natural de Uruçuca/BA, filha de Israel Carvalho e Maria de Almeida Carvalho, ambos sergipanos. Desde cedo se dedicou aos estudos, cursando o primário no município mineiro de Carlos Chagas, finalizando essa importante fase de sua vida ela se deslocou para Capital baiana, Salvador, onde cursou todo o seu ginásio. Uma jovem dedicada que sabia o quanto o estudo seria importante para sua vida. Ao fim do ginásio, era hora de voar mais alto, logo o seu mais novo e corajoso passo, seria a cidade de Teófilo Otoni – MG, para se profissionalizar no curso técnico em Contabilidade.

De Teófilo Otoni veio residir em Lagarto/SE no ano de 1956, onde se casou com Paulo Martins de Menezes.  Dessa união nasceu seu único filho João Araújo de Menezes Sobrinho. Após a perda do marido dedicou-se exclusivamente a criação do seu filho e a sua meta era educá-lo e encaminhá-lo para vida.  Esses objetivos foram alcançados, e hoje ela possui uma família estruturada, composta por filho, nora e seus dois netos: Paulo Martins de Menezes Neto e Caroline Nascimento Menezes.

Em Lagarto/SE, inicialmente, trabalhou como professora no Colégio Nossa Senhora da Piedade, Colégio das Freiras, por 4 anos, mas, uma nova oportunidade a fez mudar de profissão. Entrou na prefeitura na época de Dr. João Almeida Rocha (1973-1977), onde começou seu grande aprendizado na secretaria de finanças. Mostrando muita competência e dedicação, outros gestores também desejaram e apostaram em sua permanência. Assim, ela teve o prazer de trabalhar em várias gestões, como:  José Vieira Filho (1977-1982), Arthur Reis (1983-1988), Zezé Rocha (1989-1992) José Raymundo Ribeiro (1993-1996), Jerônimo Reis (1997-2002) e Zezé Rocha (2002-2008).

Após anos de dedicação a essa terra, surgiu o merecido reconhecimento. Em 10 de Dezembro de 1997, de acordo com a resolução número 06, foi concedido o título de cidadania lagartense, recebendo-o referido título em 08 de dezembro de 2004, sendo presidente o Sr. Manuel Messias de Souza, Maria Else de Oliveira (primeira secretária) e Pablo Santana Almeida (segundo secretário). Um momento marcante e inesquecível em sua vida, nas palavras da homenageada, podemos sentir a sua alegria: “Vivi uma experiência pessoal extremamente gratificante. Embora já me considerasse uma lagartense, pelo amor com que essa cidade me acolheu. ”

Na época da gestão do prefeito Valmir Monteiro, (2009-2012) requereu a sua aposentadoria. Logo, aproveitando esse tempo livre se dedicou aos estudos, cursando na UNIT EAD, polo Lagarto o curso de serviço social, onde formou-se em julho de 2013, provando que sempre é tempo de buscar novos conhecimentos.

No final de 2012 foi convidada pelo Sr. José Wilame de Fraga para exercer o cargo em comissão de secretária municipal de finanças. Cargo que ocupa desde Janeiro de 2013. Sempre manteve sua postura e competência em todos os trabalhos que realizou. É uma pessoa muito respeitada, pois suas características principais são: a responsabilidade, a honestidade e a dedicação pelo que faz.

Hoje após tantas conquistas e realizações, o seu maior sonho é encaminhar os seus netos para vida e poder vê-los alcançar as suas vitórias, ter uma boa qualidade de vida, com saúde e paz junto de quem ama. Dona Solinha nos presenteia com seu exemplo e deixa suas palavras em sinal de gratidão: “Sempre acompanhei o progresso desta terra e sempre me orgulhei da pujança dos seus filhos. Por fim, rendo a minha homenagem a todos os lagartenses... Que a virgem da Piedade abençoe a todos nós lagartenses e nos dê dias promissores”.


*Caroline Menezes, é aluna do 9º Ano do Colégio Nossa Senhora da Piedade

3 comentários:

Amigo XF disse...

Parabéns galega continue sempre assim dando orgulho para família e amigos XD

Anônimo disse...

Parabéns Dona Solinha! És realmente uma grande mulher. É como é bom ver Carol com esse orgulho imenso de ser sua neta. Isso é prova que é uma avó amorosa, presente, e que é exemplo para ela. Te amamos! Homenagem mais que merecida!

Unknown disse...

Acho Sulinha antes de tudo um ser de muita evolução na existência e por isso tão rica em valores éticos e humanos,como também um ser de uma leveza e suavidade angelicais.Tenho certeza que ela está acima das distinções comuns deste mundo fugaz e passageiro.Te admiro muito Sulinha desejo que o Criador renove a cada dia sua alegria de viver e que desfrute de muita paz e saúde junto aos seus entes queridos. Grande abraço de João Brasileiro!