segunda-feira, 19 de junho de 2017
Por: Camila Corrêa.

O Patrimônio Público é definido como um conjunto de bens, direitos e deveres pertencentes a todos os cidadãos. Uma biblioteca municipal, por exemplo, pode ser incluída nesse conceito, já que qualquer um tem acesso a ela. Contudo, apesar desse patrimônio servir para atender às necessidades da população, muitas vezes a própria acaba sendo responsável por sua depredação.

O descuido com os bens populares se tornou uma situação comum em muitos lugares. A cada canto, é possível observar paredes de escolas pichadas, prédios destruídos, lixo nas ruas, entre outras coisas que passam despercebidos pelos moradores das cidades. Quando se dão conta do estado de calamidade do local em que vivem, a atitude tomada imediatamente é reclamar do governo, não vendo que aquilo é, por vezes, resultado de suas ações.

É evidente que os representantes do povo têm, em certos casos, uma parcela de culpa nesse processo, tais como percebíveis, a corrupção, associada à falta de importância urbanística, como a carência de infraestrutura e qualidade de vida, ineficiência dos serviços prestados, poluição do meio ambiente, entre outras. Logo que a maioria é desinteressada e não pensa em seu compromisso com os civis, desviando os impostos que seriam utilizados na educação e na conservação do patrimônio.

Assim, para que os problemas mencionados sejam solucionados, vai depender, majoritariamente, da mudança na consciência de cada um. Deve-se pensar muito antes de tomar qualquer atitude que venha a prejudicar um bem público, uma vez que, as consequências podem afetar toda a estrutura da comunidade no futuro. Além disso, faz se necessário votar com sabedoria, para escolher representantes que se preocupem em servir seu povo e aperfeiçoar as condições de vida cada vez mais. Ao respeitar o que é de todos, constrói-se um mundo melhor e um país mais civilizado.


Camila Corrêa, aluna do 9º Ano, do Colégio José Augusto Vieira (CJAV).

0 comentários: